segunda-feira, 14 de março de 2016

E a babá negra nos protestos? Qual é realmente o problema?


Muitos de vocês já devem ter visto a foto da babá que estava trabalhando nos protestos com sua roupa de trabalho. O que vocês provavelmente não devem ter visto ainda é o comentário dela a respeito disso tudo. Segue em destaque em vermelho na imagem. Mas se você não conseguir ler pelo tamanho da fonte ser pequeno, vou transcrever abaixo o que ela disse:


"Eu tenho orgulho de ter tido um chefe como vc. E na hora q mais precisei vc foi a pessoa que me deu o melhor conselho q já recebi na vida. Vc estendeu sua mão e me ajudou, jamais esquecerei o q fez por mim. VC É O CARA! Simples e sem preconceitos. Desejo toda felicidade do mundo pra vc e sua linda família."

E após esse depoimento, gostaria de fazer algumas reflexões. Qual é exatamente o problema com essa foto? Sem entrar no mérito de você ser a favor ou não dos protestos. Se você acha escroto ou não. Se você está disposto ou não a fazer parte disso. Qual o problema?

Veja bem, ela é uma trabalhadora, trabalhando honestamente no fim-de-semana, com seu uniforme e recebendo dobrado por isso, conforme está na lei. Ela não está sendo obrigada a estar ali. Ela está porque quer.

E você me interrompe e diz:

- Porque quer não! Porque precisa!

E eu retruco:

Você está falando isso sem saber, duvido que você a conheça. Mas vamos lá, que seja, e se for, e daí? Qual o ponto? Ainda assim, ela certamente não parece estar incomodada com isso, haja visto o comentário dela defendendo a índole do seu patrão de maneira enfática. Este que foi acusado das mais diversas formas por milhares de pessoas que não o conhecem certamente.

Você que fez isso. Gostaria de ser julgado por pessoas que jamais ouviram falar de você por causa de uma foto? Seja honesto. Pense bem sobre isso! Eu tenho certeza que não. Mas apesar de estar manifestando estranheza, eu sei bem o que está acontecendo e o porquê do auê em relação a esta foto.

O mote da crítica aos protestos é que esses são protestos de gente rica e branca. E, sim, essa é a forma que foi encontrada por muitas pessoas para deslegitimar os protestos. Tenta-se criar a ideia de que essa disputa se resume a uma briga de ricos contra pobres. De brancos contra negros. Incentiva-se o ódio de classes para fazer as pessoas pobres do Brasil se insurgirem contra as manifestações. Terem essa ideia de apartheid, de separação. Esse foi o objetivo dessa foto especificamente.

E veja que não estou defendendo as manifestações, dizendo que foi bom, ou que foi aceitável, nem nada disso nesse momento. Estou apenas criticando esse argumento utilizado para desqualificar os mesmos. Isso é errado. Não é humilhação nenhuma trabalhar e usar uniforme no trabalho. Não é humilhação nenhuma ser babá, nem ser negra. Todos conhecemos babás brancas. Todos conhecemos ricos negros. Não são maioria, é verdade, mas mais uma vez pergunto, e daí? Você acha mesmo que uma foto diz muita coisa sobre esse assunto? Pra mim me parece mesmo uma desonestidade querer colocar uma FOTO, fora de contexto, sem conhecer o patrão, sem conhecer a babá, de um lugar específico, num certo momento específico e dizer que essa foi a tônica dos protestos. Lamento. Pode não ser deliberado de sua parte, mas isso não parece ser nada honesto. Será que o autor da foto muito bem intencionado não achou um negro na manifestação. Será que ele não achou uma babá branca por aí? Se achou, certamente não postou. Mas aposto que teria achado se tivesse procurado. Mas aí como ficaria pra ele fomentar o ódio de classe dele? Seria mais difícil. Melhor ocultar.

Talvez alguém me diga:

- Mas essa foto é o retrato de nossa sociedade. O branco geralmente é rico e o negro geralmente é pobre. É simbólica.

Sim, se fizermos um censo dos protestos, com certeza este não representará a população brasileira em seus percentuais de renda, nem de raça, mas isso não deslegitima os protestos por si só. Se você quiser desligitimar os protestos. Você tem que pegar os argumentos deles e deslegitimar. Dizer que estão errados aqui e acolá, por isso e por aquilo. Você tem que atacar as ideias, não as pessoas. Enquanto você não fizer isso, você estará sendo um preconceituoso. Pois está julgando as pessoas por cor de pele e por conta bancária. Sem mesmo conhecê-las.

Eu não vejo problema algum com essa foto. Sério mesmo. Eu vejo sim muitos problemas com quem está querendo deslegitimar de alguma forma as manifestações baseando-se nessa foto.

E fica aberto o debate pra quem quiser participar. Fique a vontade. Não vou me chatear. Abram minha mente.

Qual o problema com esta foto?

2 comentários:

  1. A meu ver, não problema com a cor das pessoas na foto. O estranho é você levar uma babá para um protesto. Tipo, até para protestar você precisa de empregados? Rs. Poderiam ter deixado os filhos com ela em casa se fosse um protesto de verdade... Isso é só mais uma prova de que foi uma micareta geradora de selfies, rsrsrs. Agora que em sua maioria as empregadas domésticas ou qualquer outra profissão de renda mais baixa são ocupadas por mulheres negras, é fato! A estatística nos prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei Bellinha... Acho que isso é muito pessoal. É difícil sair de casa com duas crianças e principalmente numa multidão dessas. Podendo pagar uma babá pra ajudar, acho que a maioria das pessoas teria levado. Mas, de fato, estatisticamente os negros têm ainda piores empregos. Isso é fruto de preconceito e de resquício das gerações passadas. Acho que a solução pra isso reside em combater o preconceito no dia-a-dia.

      Excluir