terça-feira, 15 de março de 2016

Minhas impressões sobre os protestos do dia 13/03

Não se pode dizer que foram poucas as pessoas a comparecer nos protestos do dia 13/03/16. Foi a maior manifestação em número de pessoas considerando não só os números informados pelos organizadores como os números informados pela PM. E isso não é de forma alguma irrelevante.

Considero irrelevante a cor de pele e a conta bancária das pessoas que participaram das manifestações e se isso destoa dos percentuais do total da população brasileira. A opinião de ninguém vale mais, nem menos por nenhum desses critérios. Isso não faz de ninguém absolutamente certo, nem errado. São os argumentos das pessoas que fazem elas estarem certas ou erradas. Estou aqui para analisar ou criticar os argumentos, não as pessoas. Julgar as pessoas por cor de pele e conta bancária é preconceito e eu acho preconceito uma coisa horrível na nossa sociedade. E se você o usa esse argumento, mesmo que inconscientemente, você está agindo com preconceito. Então, não vamos discutir cor de pele, nem remuneração. Vamos discutir o que estão lá defendendo, se faz sentido ou não. Chega de ficar querendo jogar pobre contra ricos, negros contra brancos. Chega de fomentar esse apartheid social, essa divisão do país, como se tudo fosse só uma mera briga dos brancos e ricos por seus privilégios. É o correto e economiza tempo falando apenas do que importa.

Então, primeiro. Por um lado, eu me sentiria extremamente incomodado em protestar contra corrupção ao lado de (algumas, não todas) pessoas que estão protestando apenas contra a corrupção de um único partido, mas oportunamente não veem a corrupção de todos os outros. Eu me sentiria manipulado pelos partidos que vão tirar vantagem dessa revolta seletiva. Eu me sentiria extremamente incomodado em marchar ao lado de pessoas que defendem a ditadura militar, que defendem intervenção militar constitucional, que defendem que o regime militar no Brasil foi um período bom para o país ou qualquer absurdo desses. Tem gente até que defende a monarquia. Me sentiria ainda mais incomodado de entrar em um protesto convocado por políticos corruptos, como Aécio de Minas Gerais e José Agripino do Rio Grande do Norte, e muitos outros. Sei que Aécio e Alckmin foram expulsos na Avenida Paulista e quero logo dar meus parabéns aos manifestantes coerentes que fizeram isso (também não foram todos), mas sei muito bem que a depender de muitos outros ali presentes, eles estariam sim em cima de um carro de som fazendo discurso hipócrita e oportunista contra a corrupção. Então, por esses motivos supracitados, apesar de também estar muito indignado com a corrupção no nosso país, me recusei sim a participar dessas manifestações especificamente e não incentivei ninguém a ir.

Por outro lado, se formos esperar que todo mundo concorde em tudo para sairmos às ruas contra a corrupção, nunca vamos sair às ruas. Em 2013, houve vários protestos contra aumentos de passagens que acabaram descambando nas mais diversas pautas, inclusive combate à corrupção. Nesse período apareceram os black blocs com uma forma de protestar criminosa que eu discordo totalmente. E aí? A verdade é que nunca vamos ter um consenso de todos que vão sair às ruas, tanto em pautas quanto em práticas. Então não é pra nunca mais a gente protestar? Parece radical demais chegar a essa resolução.

Então, por esse motivo, apesar de não endossar esses protestos especificamente, não vou ficar aqui condenando quem foi, pois sei que muitos foram sim na melhor das intenções de manifestar indignação contra a corrupção de maneira sincera. A prova de que havia muitas dessas pessoas lá foi a expulsão de Aécio e Alckmin na Avenida Paulista.

Então pra essas pessoas que foram na melhor das intenções eu preciso dizer que acho bastante ingênuo acreditar que o PT é o único partido corrupto da história desse país, ou não o único, mas o mais corrupto de todos. Criou-se a ideia de que o inimigo não é a corrupção e sim de que o inimigo é o PT, e acredite, não existe corrupção apenas no PT! Quando sabemos que (e isso não é uma opinião, é um fato) os organizadores das manifestações estão buscando, na verdade, não o fim da corrupção e sim a saída do PT do poder, não dá pra não se sentir manipulado. Você que foi ao protesto, buscando o fim da corrupção em todos os partidos, participou de um protesto que, na prática, tem a função de pressionar a saída do PT do poder. Apenas um partido. Esse é o fato. Você, querendo ou não, participou de uma manifestação anti-PT, mesmo que você seja "anti-muitas coisas mais". Então, vale a reflexão se é isso mesmo que você acha: que o PT é o único responsável por isso tudo? E se é isso mesmo que você quer: que resultado disso tudo recaia somente sobre o PT. Fico sim incomodado com a disparidade de foco que existe em Lula e Dilma, sendo que existem evidências muito mais fortes e até incontestáveis de que nosso presidente da câmara Eduardo Cunha do PMDB é um bandido bem mais escroto que os dois juntos. Lula tem algo a explicar sobre o triplex e outros bens, por exemplo, mas a investigação ainda está em andamento. Dilma foi citada por Delcídio, o que Aécio já foi também e não se sabe se a palavra dele vale de muita coisa. Eduardo Cunha ostenta provas cabais de seus atos de corrupção e é pouco lembrado pelos manifestantes. Tudo porque ele é inimigo do PT, então poupa-se ele. "Ele está do nosso lado", pensam alguns. E ele é só mais um exemplo. Será que você é a favor de que as coisas ocorram dessa maneira?

Então, quando vejo todo esse ódio exacerbado com relação ao PT especificamente, como se tudo tivesse começado com o PT. Ou que o PT vai implantar o comunismo ou bolivarianismo, rs, ou que só com o PT a coisa chegou no nível que está hoje (Sinto muito, é isso que dá a entender com as coisas que leio na internet) vejo muita ingenuidade ou hipocrisia. Acho que quem aponta essa falha nas manifestações tem razão em criticar.

Sou a favor sim de que as investigações prossigam, tenham sucesso e prendam todos os culpados. Delcídio, Lula, Dilma, etc. Mas não vou direcionar todas as críticas ao PT, porque isso seria hipócrita de minha parte. Apoio o trabalho da Polícia Federal e torço pra que ela chegue a todos os culpados, mas não vou pra rua fazer número para uma manifestação predominantemente anti-PT. Sinto muito.

Da mesma forma que defendo o trabalho da Polícia, também quero tecer uma crítica. Não é estranho que esta esteja apenas buscando alvos dentro do PT ou do governo? Isso não isenta em nada, obviamente, nada que nenhum criminoso do PT tenha cometido, mas a seletividade ainda sim não deveria existir. Termina causando a impressão que apenas um partido está a cometer delitos, quando isso não é a verdade, é apenas uma parte dela, conveniente pra alguns partidos especificamente. De repente é esse mesmo o objetivo. Então isso deixa de ser apenas uma operação em busca de justiça e fica parecendo que é também uma operação política. Se não for isso, essa é a impressão que está passando e quem critica essa forma parcial de investigar, ao meu ver, está com a razão. Não acho que haja problema algum em a esposa do juiz Sérgio Moro ser filiada ao PSDB. Desde que a polícia federal e justiça trabalhem de maneira a buscar todos os culpados. Não é isso que eu percebo que está sendo feito. Adicionalmente a isso, são periodicamente e convenientemente liberados trechos de vazamentos de delações que não deveriam ter vazado pra imprensa. Essas informações normalmente são liberadas em momentos calculados, como para insuflar a população para as manifestações contra o PT. Então, diante de tudo isso, fica difícil acreditar que o objetivo dessas investigações não tem um interesse político por trás. Isso também me faz pensar se quero participar dessa catarse anti-PT que está sendo calculadamente fomentada.

Também é difícil de acreditar que as principais mídias do país são isentas, pois suas programações também são calculadas não para informar mas para potencializar as manifestações. Os vazamentos, sempre ocorrem em datas estratégicas e permitem que se montem editoriais que funcionam como verdadeiras chamadas para os protestos. Os analistas sempre enaltecem o sucesso dos atos, não falam sobre os pontos fracos, não trazem ninguém que tem opinião destoante pra fazer um contraponto. É esquisito pra mim não haver uma "mesa redonda" discutindo os atos a partir de vários pontos de vista. Então, acho que quem diz que a mídia no Brasil é tendenciosa, também tem sua razão.

Agora, o fato de a justiça, a mídia, os organizadores dos atos ou a maioria dos seus membros serem tendenciosos não muda em nada o fato de que o PT está atolado em corrupção, assim como muitos outros partidos e os culpados precisam ser punidos nos termos da lei. O processo de impeachment ou a prisão de Lula se ocorrerem dentro de todos os meios legais, sem nenhuma etapa pulada, sem nenhuma manobra legislativa NÃO TEM NADA DE GOLPE. O impeachment está previsto na nossa constituição e Dilma terá sim que se explicar a respeito das pedaladas fiscais e "sobreviver" ao rito do impeachment. Se Dilma for obrigada a sair do governo sem que tenha sido cumprido todo o rito do impeachment, então É GOLPE. As normas que serão aplicadas a ela têm que ser iguais às normas que serão aplicadas a qualquer outro presidente de qualquer outro partido que venha a cometer delitos no exercício de sua função. Tem que ser o que está escrito e dentro das regras. A comoção social não pode fazer com que seja pulada nenhuma etapa da legalidade do processo. Se isso acontecer, então é sim golpe.

Não sou de forma alguma contra o impeachment da presidente. Acho que se ela fez algo de ilegal, precisa pagar nos termos da lei, assim como qualquer um de nós. Não quero, nem vou defendê-la, nem defender o Lula. Só peço que o que seja feito, obedeça rigorosamente a legalidade, porque será isso que cobrarei de qualquer outro de qualquer partido que esteja na mesma situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário